Carta aberta a um amigo

Salvador Dali

Hoje é o teu aniversário ... poderia somente deixar-te uma simples mensagem de Parabéns e votos de felicidade eterna ... mas não ... lamento ... mas não ... escrevo-te esta carta, penso que a lerás ... uma carta aberta para te falar da vida, da tua procura, do teu caminho ... sei que te ris ... sim ... quem sou eu afinal para te falar destas coisas? Provavelmente, alguém que também anda neste carrossel da vida à procura de um sentido ...

Na vida nem tudo é tão linear quanto parece, na vida nem tudo o que parece é ... e aqueles que procuram encontrar o verdadeiro caminho, a verdadeira essência da vida, o estado de Felicidade eterna ... sofrem ... sofrem pelo que têm e pelo que não têm ... sofrem porque se sentem vazios na alma, apesar da materialidade estar suprimida, sofrem porque não se sentem completos, sentem que são um copo semi-vazio que necessita transbordar ... e aonde procurar essa completude? Aonde?

Em ti, nos outros, no Amor, no trabalho, na arte, na escrita, em Deus? Não sei... amigo ... não sei ... como gostaria de encontrar essa solução, a fórmula mágica para a felicidade ... ou apenas para o bem-estar ... mas não sei ... como gostaria de te dar de presente o mapa do caminho que procuras, o sentido da vida por que anseias, o Amor que te preencha ... mas não sei ... não sei ... quem disse que a Vida era fácil, quem disse que a Felicidade se constrói mentia ... ou se mentia ... tudo é efémero ... tudo é passageiro ... e nessa procura ... cais ... e levantaste ... magoaste .... e a ferida volta a sarar ...

Sei que caminhas no deserto, que as quimeras que vislumbras te parecem reais, mas quando as alcanças esvaecem-se ... eu sei ... como um D. Quixote procuras o que não existe ... ou existe ... Verdade, Amor, Justiça ...

procuras fora de ti, procuras nos outros ... mas isso não existirá em ti? E quando o encontrares em ti não encontrarás subitamente nos outros?

Pensas ... sim pensas demais ...e quantas vezes a razão se sobrepõe à emoção? Pensador te intitulas ... no teu canto sozinho ... pensas ... tal como o filósofo da Caverna ... sai para a Luz e vislumbra a Verdade, o Amor que há em ti!

Que neste ano o que procuras há muito se torne real e deixe de ser apenas um ideal!

PARABÉNS AMIGO !

Um beijo

Ennoea


Comentários

Pedro de Sousa disse…
Ola

Nao, nao me rio, longe disso... tu tb andas em busca do teu caminho e isso faz de nós dois naufragos procurando um sentido para as nossas vidas

Nada na vida é linear... nada. O próprio ditado popular "nao digas desta agua nao beberei" reflecte exactamente a imponderabilidade e a inconstancia da vida.

Nao ha formula universal de bem estar, minha amiga, e procura-la nos outros ou no trabalho é um erro. Recordo Buda... é dentro de nós que se encontra o caminho... procura-lo é dificil, cheio daquilo que nenhum de nos esta preparado para fazer - prescindir

Porque para sermos felizes ha que prescindir de muita coisa - Buda deixou todos os bens terrestres, Jesus tambem, Maomé foi perseguido

Nao sei se atingiram a felicidade - pelo menos aquilo que definiam como felicidade...

No entanto abandonar a familia em busca de mim proprio e da felicidade parece-me uma traição... nao é esse o caminho que me proponho... e no entanto...

Nao ha formulas mágicas, querida amiga... temos que procurar por nos proprios e ter a coragem de mudar, algo que nao tenho...

Quem sabe um dia...

Sei que me entendes e eu tb te entendo... continuarei à procura do gigante entre os moinhos... dir-te-ei o que encontrei, para que o teu tambem espinhoso caminho seja menos duro

Um beijo e obrigado por te teres lembrado de mim neste dia, que para mim, é obviamente o dia mais maravilhoso da minha vida
Maria Fragoso disse…
As opções que fazes só mostra o ser humano bonito que és, demonstra que para ti existem valores mais fortes do que o teu próprio querer! Sabes, hoje em dia são poucos que abdicam da sua vontade em prol dos outros, da família, por exemplo! Isso só vem mostrar que não és egoísta, que dás a tua vida pelos outros em todos os sentidos!
Sim, tens razão ... a felicidade está em nós, somos nós que temos que procurar a felicidade, não há fórmulas mágicas nem poções fantásticas ... através do que a vida nos ensina, dos livros que lemos, dos ensinamentos dos profetas, dos sábios, dos idosos podemos tirar máximas, ensinamentos que nos darão a fórmula para a nossa "pseudo-felicidade", que será diferente para cada um de nós.

Quando encontrar algo ... uma pista, uma solução, uma nesga dir-te-ei também ... falas em coragem ... há decisões dificeis de tomar ... eu sei por vezes, há dois caminhos ... ou mais ... qual escolher, optar ... é difícil ...eu sei ... mas afinal, os amigos são para que? Para isso mesmo... ajudar, dar as mãos, dar força, dar carinho, sorrir , chorar e dar miminhos!

Um beijinho grande meu amigo, tu mereces!

Mensagens populares deste blogue

Hoje sou pequenina ...

O Teu Olhar nos Meus Olhos